Contador Grátis Diário de Branco: Início da vida de pré-vestibulanda

segunda-feira, julho 19

Início da vida de pré-vestibulanda

Como para quase todo mundo a vida de pré-vestibulando começa no terceiro ano do ensino médio. Geralmente ainda não é realmente uma vida de pré-vestibulando, já que ainda estamos em clima de escola, a preocupação com vestibular se divide com a preocupação de passar nos bimestres, que pra maioria é o mais importante, já que de nada adianta passar no vestibular se não passar de ano (apesar que alguns colegas meus "foram passados" de ano porque passaram no vestibular de uma particular).

O terceiro ano geralmente é um baque da vida do adolescente, ele deixa de pensar em objetivos imediatos e passa a pensar em algo pra vida toda, como escolher o seu curso e imaginar a sua vida futura dentro da profissão escolhida. Além disso, tem outro problema, nos outros anos de escola, só nos preocupamos em passar, e cai entre nós, na maioria das escolas não é lá muito difícil passar, se o aluno estudasse ao menos uma hora por dia, já estava com o resultado positivo praticamente garantido, mas a maioria sempre estuda na véspera, e até assim dá pra conseguir.
Bem, uma coisa que posso dizer do meu último ano do ensino médio é que eu era ingênua, isso pode ser visto claramente em outro post meu, pois uma pessoa considerar uma outra pessoa com um ano de cursinho burra é no mínimo ingênua. Mas eu não era ingênua só por isso, eu realmente acreditava que iria passar naquele ano, lembro-me de noites nas quais antes de dormir eu ficava sonhando com a minha vida em salvador na UFBA, hoje com essa vida toda de cursinho que tenho não fico achando que vou passar.
Eu como a maioria das pessoas não passei em medicina no terceiro ano, não que isso seja impossível, de forma alguma. Uma pessoa disciplinada e em um bom colégio tem toda a condição de passar, como um primo meu que passou em 21º lugar na UFBA no terceiro ano.
Eu não tinha muita noção da realidade "pré-vestibulanda" de medicina, do quanto se devia estudar. Mas até que tentava fazer o possível, pois nem sempre (na verddae quase nunca) eu conseguia fazer o certo, como: não dormir a tarde toda e estudar horas todos os dias. Além disso, eu tinha um certo imã e era sempre atraída pelo computador pois nesse ano eu tinha um amor lá, e não pensem que era qualquer besteirinha de internet, era de verdade mesmo com direito até a cachorro de pelúcia pelo correio e muitas horas de estudo perdidas.
Apesar da falta de disciplina eu ia muito bem no colégio, fui a única aluna a passar em biologia direto na minha sala. As provas do meu professor eram muito difíceis, não era igual as outras matérias, dá só uma estudada de véspera e passar, para biologia eu tinha que estudar com frequência durante a semana, e sinceramente hoje agradeço por ter tido um professor tão rígido, isso me deu uma ótima base nessa matéria tão importante pra área que quero.
A grande alegria que tive nesse ano foi a de ter passado pra ciências biológicas na UFBA no meio do terceiro ano, isso me deu mais ânimo de continuar.
Fiz um número bom de vestibulares (isso é essencial pra se sentir mais familiarizado com as provas e perder menos com a ansiedade) fiz UFMG, UFBA (duas vezes no mesmo ano), UESB e UESC. Não passei em nenhum deles, mas não fui ruim de tudo, até que tive boas pontuações.
As dificuldades naquele ano não foram poucas, alguns dos meus professores eram bem ruins, tive que me virar sozinha em duas matérias tão importantes: química e matemática.
Mas a matéria mais problemática de todas foi a REDAÇÃO, uma inimiga que me persegue até hoje, naquele ano eu fui eliminada na UESB por conta dela, isso pra vocês perceberem o nível da criança nessa matéria.
O momento que mais me senti em uma vida de pré-vestibulanda foi nas proximidades dos vestibulares, época que estudei horas por dia.
Apesar de diversos problemas, foi um ano válido e hoje agradeço por não ter passado naquele ano, sei que não teria maturidade suficiente para enfrentar um curso de medicina da forma devida naquela época, provavelmente não faria um curso muito bom. Eu ainda não tinha aprendido o que era estudar e o quer era se esforçar de verdade por algo.

Não puxando pro meu lado, mas gostaria bastante de ter encontrado um blog de alguém mais experiente com vestibular e tentar aprender com os erros desse. Espero poder fazer a diferença pra alguém aqui e evitar que esse alguém passe pelas coisas que passei. Ou até que passe por algumas delas, porque as dificuldades fazem com que amadureçamos, mas que pelo menos saiba lidar melhor e possa evitar algumas coisas.


Lembrem-se: "Disciplina é liberdade" Só com ela alcançaremos os objetivos mais difíceis, inclusive o de passar em medicina.

P.S.: Desculpem pelo tamanho do texto, parece que meus textos estão crescendo em P.G.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que desculpar o quê? É assim que se faz. Me dá uma raiva essa blogarização do conteúdo. Essa twittização do conhecimento. Reduzir a informação a 140 caracteres pode até ser um exercício interesante, mas o conhecimento não pode se restringir a isso. A dificuldade de muitos vestibulando, hoje é que, embora eles tenham acesso à informação, eles ficam com preguiça de buscá-la mais a fundo, pois tudo costuma vir mastigadinho em três ou quatro parágrafos...
    Tenho certeza de que muitos vestibulandos (e não só eles, mas os concurseiros de modo geral) devem se espelhar nos seus exemplos e na sua experiência, acumulada ao longo de anos de estudo, de tentativas, de erros e acertos, e acima de tudo, de persistência. Tô gostando de ver (e ler), Tata. Tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É,ta aumentando,rs ! E tou amando seguir teu blog ^^ Um amigo meu me disse que não torce pra que eu passe logo,diz ele que tenho muito que amadurecer.Não que eu não esteja acreditando que vou passar,mas já não tou com tanto gás,rs.Continuo estudando,mas me falta muita maturidade e disciplina e isso vou ganhar com o tempo. Tá de parabéns [2] ! ^^

    ResponderExcluir
  4. rapaz, essa menina é o orguí da família!!! ta massa dmais seu blog tata, vc escreve superbem!!! concordo com yara em tudo, parece q o povo ta atrs de livro ilustrado sabe? que tem menos leitura...no meu blog mesmo eu sinto isso, o povo gosta das fotos, e os textos...hauhauhauh!!
    Torço por vc!!
    Ahhhhh!! eu tbm passei direto em biologia no 3º ano, isso é injustiça viu? hauhauhauh
    te amooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Foi mal Ari, mas foi que pelo que eu me lembrava pelo menos, os bons alunos que ficaram por muito pouco ele ajudou. A única que não teve ajuda fui eu... eu acho!huahuahua! Pelo menos me lembrava assim.

    ResponderExcluir
  6. Brigada Reh, seu blog está ótimo também viu!! De Yara nem falo nada né! heheheh!

    ResponderExcluir
  7. Ooi Nathália!
    Aqui é a Sumaya, da comu do orkut, lembra? Autora do #sumayarevolts. HAHAH

    Passei pra desejar tudo de bom, curti o texto. Acho muito bom poder ler sobre alguém mais experiente do que eu no assunto vestibular de medicina, hahah.

    Boa sorte hein, continua na luta!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá moça, claro que lembro de você! Entro sempre no seu blog também, acho ele ótimo!!

    Valeu ^^

    ResponderExcluir