Contador Grátis Diário de Branco: Vestibular é sorte? Não, pra mim é azar.

sábado, julho 17

Vestibular é sorte? Não, pra mim é azar.

Volta e meia pensamos que para passar precisamos ter sorte...
Esse é um dos meus grandes problemas, eu tenho AZAR, mas não é pouco azar, é MUITO AZAR no vestibular.

Sou Baiana da cidade de vitória da conquista, aqui as principais faculdade são UFBA (universidade federal da Bahia), UESB (universidade estadual do sudoeste da bahia., no qual o curso de medicina é aqui em Conquista), UESC (universidade estadual de santa cruz) e a UEFS (universidade estadual de Feira de Santana) essas são as públicas do estado que possuem o curso de medicina. A instituição que faz o vestibular das estaduais é Consultec (uma aquelas do ENEM do ano passado).
A minha briga com essa instituição começa simplesmente com fato do leitor óptico dela não gostar de mim. É comum com todo mundo quando sai o boletim de desempenho perceber que alguma questão está faltando ou sobrando (alguns tem a sorte de receber uma questão a mais). Essa implicância começou no primeiro vestibular que fiz, no meu segundo ano do ensino médio; no entanto, eu não me importava, não estava perto de passar mesmo. Há quase um ano atrás isso começou a me afetar.
Vestibular UESB 2009.2, no meu boletim de desempenho apareceram simplesmente sete questões a menos, no entanto eu não sei se com essas questões eu conseguiria passar, talvez sim, talvez não. Nesse momento o meu ódio pela consultec ainda não tinha se firmado, apenas uma raiva.
Então veio o segundo maior problema de todos, vestibular UESC 2010, sai a lista de aprovados e, pra variar, meu nome não estava lá; tudo bem, não me afetei, não estava esperando passar mesmo. Mas quatro dias depois sai o bendito boletim de desempenho e eu tenho a grande surpresa, fiquei em 40º lugar (são quarenta vagas, entretanto 50% é para cotistas e eu não sou, ou seja, para eu passar deveria ficar em 20º lugar), mas quando fui olhar meu boletim de desempenho outra surpresa, tinha uma questão a menos em biologia (matéria com peso máximo). Aí vocês poderiam pensar "ela errou o gabarito na hora de passar", mas não! Eu tenho certeza de que não erro gabarito, pois passo antes a lápis e depois passo a caneta. Dica aos pré-vestibulandos de plantão: façam isso, porque ninguém merece perder questão por marcar errado. Aí vocês podem pensar "uma questão de biologia, e daí? ela teria que subir vinte posições", mas aí está, como curso de medicina é muito concorrido a diferença entre os candidatos é muito pequena então uma questão de biologia me daria umas dez colocações e nesse medicina teve chamada até a oitava lista.
Mas tudo bem, apesar da tristeza de ter sido prejudica, fiquei feliz pela minha colocação, pois foi o mais perto que eu já tinha chegado; entretando eu mal sabia o que estaria pro vir...

Depois do carnaval, saiu o resultado da UEFS, eu de início não dei a menor atenção, sabia que não tinha passado e nem fui olhar o boletim, mas três dias depois, por curiosidade, fui olhar como eu tinha me saído, aí veio a surpresa eu tinha ficado em 24º lugar (são 30 vagas, mas como a uesc 50% é para cotistas, ou seja fiquei por nove) fiquei muito feliz, foi o mais perto que cheguei; entretanto quando fui olhar o boletim de desempenho tinham duas questões a menos de português (matéria com peso máximo como biologia e redação) ou seja eu teria passado.

Guardo um pouco de rancor por ter passado e não ter passado, ou seja, por mérito meu eu passaria, mas por AZAR perdi.

3 comentários:

  1. o azar não é eterno, nao pode ser!
    continue persistindo, vc já deveria estar lá.O acaso, destino, azar (ou o q for) não pode te privar por muito tempo do q já é seu por direito.
    boa sorte e continue olhando pra frente.

    ResponderExcluir
  2. Nossaa... o que podemos tirar de positivo disso é q vc já está preparada p entrar :)
    espero que nesse ano as coisas sejam melhores p vc!! :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Rômulo, o que é nosso, ninguém toma tata, e tudo na vida agente pode tirar proveito...eu percebo o quanto vc cresceu com todas essas dificuldades e tenho certeza de que essa espera só tem feito de vc a melhor que a medicina vai conhecer! Te amo e torço muito por vc!!!

    ResponderExcluir