Contador Grátis Diário de Branco: E quando bate o desânimo...

quinta-feira, julho 29

E quando bate o desânimo...

As vezes é tão difícil ser forte e levar tudo numa boa e com tranquilidade.
As pessoas geralmente se surpreendem com a forma que levo o quarto ano de cursinho. Certa feita uma pessoa me falou "poxa, eu não sei como você leva assim bem esse quarto ano, eu com dois já falto morrer". Eu sei que levo esse ano bem melhor do que os dois primeiros e do que como as outras pessoas levariam, entretanto, as vezes pesa. Em alguns momentos não aguento a pressão, há uns dois dias atrás tive uma crisezinha de choro, chorei, chorei. Vários amigos meus estão se formando e eu aqui se nem botar o pé na universidade. Um dia desses eu estava com um amigo vendo o convite da formatura de uma amiga, aí ele fez um comentário "deve ser massa se formar" e eu brincando "deve ser massa entrar na faculdade", levei na brincadeira e esportiva, mas as vezes (não com muita frequência) tenho essas crises.
Muitas vezes parece que tudo conspira pra eu não passar, quando vou bem na prova objetiva (o que geralmente acontece) vou mal na redação (o que também geralmente acontece) e quando vou bem em tudo, tenho azar do maldito leitor óptico me tirar questão.
Nesse segundo semestre me veio realmente o medo de não passar, porque não sei se levarei um quinto ano, talvez seja um fardo maior do que eu possa aguentar. Além disso, eu não tenho feito muita coisa para mudar esse triste futuro que tende a me cercar, não tenho sido disciplinada, poucas vezes no ano tive um rendimento de 100% no dia. E o medo vem também de que se dessa vez eu não passar, terei que trilhar meu caminho de outra forma, provavelmente farei direito (o que não quer dizer que irei realmente desistir de medicina, creio que continuarei estudando para o vestibular).
"(...)É a verdade o que assombra
O descaso que condena
A estupidez o que destrói
Eu vejo tudo que se foi
E o que não existe mais(...)"
Pesa ver várias pessoas que já entraram e possuem todo o mérito por isso, mas que sabem menos do que sei atualmente, as vezes penso que a conspiração para eu não passar é muito maior do que qualquer esforço.
Eu tenho vinte um anos de idade, todos os meus amigos estão na faculdade. Além disso essa demora toda atrapalha vários planos meus. Poxa, não quero ter filho com mais de trinta anos, e do jeito que as coisas vão caminhando será assim.

Todo dia quando acordo, penso que esse dia vai ser diferente, que irei fazer tudo direitinho, geralmente acordo animada, mas o dia vai passando e na grande maioria das vezes eu vou dormir triste. Antigamente eu sempre imaginava antes de dormir a minha vida em tal universidade, algo bem utópico, mas que me dava esperança e força de vontade. Hoje não imagino mais. Acho que foi isso que esses anos consumiram de mim: a força de vontade.


Bem, esse foi um desabafo bem depressivo de um momento ruim. Pelos outros posts, já dá pra perceber que eu não sou assim a maioria do tempo. Mas é que as vezes cansa só levar bomba e qualquer ser humano desanima.

Quero realmente acreditar que hoje será diferente, mas cada vez é mais difícil. Bem de qualquer forma irei me erguer novamente, lavar as lágrimas do rosto, tomar um banho e um energético e ver no que vai dar. Espero voltar aqui nessa madrugada com boa notícias.

9 comentários:

  1. Poxa .-. .Sabe,Nathalia,realmente não deve ser fácil ver um sonho meio que se distanciar,eu em poucas vezes que isso me aconteceu,já chorei e muito.Creio que a medicina seja tão importante pra você,quanto é pra mim,claro que pra você muito mais,você está na luta a tanto tempo...Mas acho que tudo isso que acontece,o fato da conspiração e tals,só vai fazer de você uma guerreira -ja é,mas uma verdadeira,aquela não desistiu em nenhum momento,isso vai te trazer um maior amor por aquilo que você tanto sonhou,oque vai te fazer uma profissional mais zelosa e melhor,pq sem luta não a mérito.Adimiro você e sua força de vontade e também o seu amor pela medicina.Parabéns e não desista nunca,nunca,seu mérito vai ser bem melhor e gratificante :D Sempre torço por ti. :D

    ResponderExcluir
  2. eu te entendo.. rss
    que a força esteja com a gente õ/

    ResponderExcluir
  3. Moça, sei exatamente o que é isso.. vc disse o que passo todos os dias... e adivinhe... tenho 26 anos e já tenho 8 anhos de cursinho....
    como já falaram... que a força esteja com a gente... =]

    ResponderExcluir
  4. Nathalia, tbm faço UESC,UESB,UESFS,UFBA,BAHIANA ... E sabemos muito bem como essas provas são loucas (viva a CONSULTEC) ¬¬.
    Eu me demiti semana passada (tenho 19 anos e ganho relativamente bem para minha idade 850 Reais para trabalhar apenas 4 horas é bom demais pra quem não tem mulher nem filho nem nada).
    Mas mesmo sabendo que eu iria perder minha autonomia frente a me bancar sozinho, resolvi pedir demissão e estudar o dia inteiro. Não quero mais um ano de cursinho, de estudo intenso e sem namorada (me separei da minha por causa da Medicina e hoje sinto muita falta dela e não tenho coragem de pedir que volte para mim =/).
    Em suma, nós perdemos muitas coisas durante a vida de vestibulando, no entanto, as recompensas farão com que nós esqueçamos muito rápido os momentos de aflição, de choro, de raiva, e no final lembraremos de tudo de bom que estamos passando (dentro da facul e quando sairmos tbm).
    Como diria o filosofo Fred Mercury Prateado: "Fika tite não" kkk
    Tudo isso vai passar e eu vou ver seu nome nas mesmas listas que o meu estará...
    Beijão e força \oXo/

    ResponderExcluir
  5. Que a força esteja com a gente.

    tô no 1° e espero não passar pelo q vc estam passando. torço q seja o ultimo ano,pq vcs passarão.
    são guerreiras e merecem.
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. "Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça." (Marco Aurélio).

    Demorei, mas finalmente deixando um comentário meu aqui, semana muito corrida, desculpe... continue com a tranquilidade que sempre vi vc ter nesse ano, e tudo vai dar certo. já houve a nossa época em q nós perguntávamos "como é que ele(a) aguenta quatro, cinco, seis, sete anos de cursinho?" cada vez mais digo, vestibular mais mede controle de emoçoes do que conhecimento. e já te disse mais de uma vez, que esse é o seu ano, minha futura caloura. beijão do seu amigo aqui.

    ResponderExcluir
  7. Temos a mesma idade, o mesmo sonho e os mesmos pensamentos...espero profundamente q essa fase passe logo pra nós duas (:

    ResponderExcluir
  8. Também sou baiana do oeste da Bahia, mas de uma cidade beeeeeem pior que a sua; estou no último ano do ensino médio e só agora consigo perceber o quanto eu perdir em não ter me dedicado mais, sempre fui boa aluna e só agora percebi que não é o bastante! Estou com muito medo do vestibular, queria que se orgulhassem de mim, maas a coisa ta dificil! Boa sorte e tenha fé que tudo vai dá certo, vou ficar torcendo por você, me identifiquei muito contigo... aah e que dicas vc me dá? Vou tentar UFBA esse ano,minha esperança tbm é a última que morre :)

    ResponderExcluir